sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Especial: As 10 melhores séries de reportagens da história SBT Brasil.



Fazer listas sempre é complicado e sempre deixa bons valores de fora, até porque gosto sempre é pessoal e nunca é unânime. Mas em comemoração aos 8 anos que o SBT Brasil completa hoje, dia 15 de agosto, tentamos reunir aqui as 10 melhores séries de reportagens que já passaram pelo telejornal. Vocês acrescentariam mais alguma?

1 - Máfia Nigeriana (SBT Brasil, 16/08/2005) 

Essa foi a primeira série de reportagens da história do SBT Brasil e realizada pelo repórter Sérgio Utsch. O destaque era para a máfia nigeriana, organização que alicia africanos que moram em outros países para a prática do crime organizado e que possui líderes em São Paulo. 

2 - Por trás da cortina do medo (SBT Brasil, 24/10/2005) 


Essa série foi realizada pela própria âncora do telejornal na época, Ana Paula Padrão, acompanhada de cinegrafista e editora de internacional. Tratava-se de uma matéria exclusiva realizada pelo SBT na Coreia do Norte, sendo a emissora a primeira equipe de TV brasileira a entrar naquele país. A matéria seria finalista do Prêmio Esso 2006 de Telejornalismo. 


3 - Guantânamo, Inferno e Paraíso (SBT Brasil, 06/03/2006) 

Também trata-se de uma matéria pioneira do SBT Brasil no jornalismo nacional. A correspondente Yula Rocha foi a primeira repórter do país a entrar na prisão de Guantânamo, base militar norte-americana em Cuba. 

4 - Pirataria: Made in Brazil (SBT Brasil, 27/02/2008) 


Reportagem do jornalista Fábio Diamante denunciou diversas formas de pirataria no Brasil, dentre elas a de calçados em Minas Gerais e de confecções em Apucarana (PR). Matéria foi finalista do Prêmio Esso do ano de 2008.


5 – Jequitinhonha – Infância à Venda (SBT Brasil, 27/01/2009)


Coube a Sérgio Utsch fazer uma matéria em seu estado natal (Minas Gerais), onde mostrava toda a exploração sexual infantil na região mais pobre do Estado. A matéria foi finalista do Prêmio Esso de Telejornalismo em 2009. 


6 – Fé Sob Medida (SBT Brasil, 08/04/2009)



Sérgio Utsch fez uma matéria curiosa e polêmica ao abordar a disseminação e a lucratividade das igrejas no Brasil. 


7 – No Coração da Ásia (SBT Brasil, 18/08/2009)


Na época que ainda era correspondente em Londres, Marcelo Torres realizou diversas reportagens pelo mundo para o SBT Brasil. Esse trabalho específico foi sobre a região central da Ásia, em especial a região do Cazaquistão e Quirguistão, levando a emissora a ser a primeira do Brasil a entrar na “Cidade Secreta”, local de testes atômicos dos soviéticos. 


8 – Sob o Sol do Sudão (SBT Brasil, 01/02/2010) 


SBT Brasil se torna a primeira emissora da América Latina ao desvendar o fechado país africano do Sudão. Fábio Diamante foi o autor da série de reportagens para o SBT Brasil. 

9 – Fantasmas da Ditadura (SBT Brasil, 30/03/2011)


Para divulgar a novela Amor e Revolução, prestes a estrear no SBT, o SBT Brasil tratou de ir fundo no tema ditadura militar no Brasil e trouxe revelações muito interessantes através do repórter Sérgio Utsch. 

10 – Crack: Praga Nacional (SBT Brasil, 16/01/2012) 


Mobilizando os repórteres Fábio Diamante, Simone Queiroz, Andrei Rossetto e Yula Rocha, a matéria tratou de abordar, como o próprio título diz, um dos maiores dramas atuais do Brasil com relação às drogas, que é o crack. As matérias envolveram São Paulo, Porto Alegre e Nova York.

Fonte: SBTPedia 
Adaptação de imagens: Portal SBTista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do "Blog SBT News!". É vedada a inserção de comentários que violem a lei, anúncios publicitários, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.